Controle de acesso

Caracterização do problema

Uma edificação inteligente deve oferecer aos usuários conforto, segurança e sobretudo economia, tanto em custos diretos como água e energia, quanto em custos indiretos como manutenção e operação. Sensores e atuadores podem ser usados em prédios para ligar e desligar a iluminação dependendo da presença de usuários no espaço. Combinados com sistemas de alarme, permitem detectar intrusos e notificar o evento através de mensagens à entidade responsável. Sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (Heating, Ventilating, and Air Conditioning Systems – HVAC), Sistemas de Gerenciamento de Energia Elétrica, e Sistemas de vigilância por vídeo estão entre os sistemas prediais que podem ser controlados automaticamente.

Um Sistema de Gerência Predial (Building Management System – BMS) é um sistema de informação integrado que permite aos gerentes do prédio ter informação sobre as variáveis e o consumo de recursos no edifício [San13]. Essas informações podem ser disponibilizadas aos usuários através de diferentes métodos como touch screens e smartphones. Também, é possível controlar funções dentro do prédio, como desligar o ar condicionado ou controlar a intensidade da iluminação, assim como reagir em caso de receber uma notificação de detecção de intrusos dentro do prédio. A detecção de intrusos pode se basear, por exemplo, em reconhecer o smartphone portado pela pessoa que entra ao prédio. A identificação do telefone é verificada no banco de dados do BMS, permitindo assim dar um tratamento diferenciado a cada usuário.

Este projeto se insere em um projeto maior do Grupo de Pesquisa em Automação, Controle e Integração de dados, do Departamento de Computação (DECOM) do CEFET-MG. O projeto inclui o estudo e elaboração de metodologias para a integração de sistemas de automação predial, que possam ser repassados posteriormente para as empresas da área de forma a melhorar a sua competitividade.