Controle de acesso
Resultados Esperados
Entre as vantagens da implantação do conceito de Edifícios inteligentes podem se citar o funcionamento mais eficiente do edifício, as facilidades que oferecem aos usuários, a possibilidade de reconfigurar os espaços em resposta a mudanças no uso ou a adaptação a ocupação por múltiplos usuários e o acesso simples a ferramentas de gestão do edifício pelos próprios ocupantes, entre outros. Espera-se que o mercado global de Edifícios inteligentes cresça de $4.22 bilhões em 2013 até $18.81 bilhões em 2018 [MM13]. A Samsung contabiliza 150 pedidos de patente referidos a automação residencial, seguida por outras companhias como LGELectronics e Apple [Che14]. Entretanto, o alto custo de implantação ainda pesa contra o sucesso comercial deste conceito.
Clientes procuram soluções de automação predial e residencial para melhorar sua qualidade de vida e diminuir o consumo de recursos, mas o alto custo das soluções comerciais é ainda um entrave para o sucesso comercial. Empresas interessadas em fortalecer sua posição no mercado precisam oferecer ao cliente soluções completas e viáveis que prezem pela integração entre seus componentes e o baixo custo. O projeto propõe o estudo de soluções de alta tecnologia na área de automação residencial com potencial para aumentar o valor agregado das empresas que trabalham na área. Isto contribuiria a melhorar a qualidade de vida das pessoas, inovar para ampliar a competitividade, sustentar o crescimento e fortalecer as micro, pequenas e médias empresas. Essas empresas possuem uma bagagem considerável de experiência mas, em geral, não tem condições apropriadas para dedicar tempo e pessoal técnico à pesquisa de novas tecnologias.
Este projeto está focado na pesquisa de novas tecnologias que permitam a implantação de soluções competitivas, de baixo custo, e de alto conteúdo tecnológico, que deve favorecer a economia de energia e outros recursos e a melhora da qualidade de vida das pessoas. Como resultado do projeto se espera a demonstração da viabilidade do uso de recursos já disponíveis em ambientes prediais, de forma diminuir os custos de implantação da automação predial. Outro resultado é a capacitação de alunos na área, complementando os métodos de ensino.